Má postura no home office pode levar a hérnia de disco cervical

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus e da quarentena obrigatória sendo estendida em diversos estados brasileiros, o home office tornou-se uma alternativa para manter o isolamento social, sem eliminar postos de trabalho. No entanto, em casa, o ambiente de trabalho pode não ser adequado como o do escritório, o que pode propiciar o surgimento de dores na coluna lombar e cervical.

Mas, esse não é um risco apenas para os que trabalham de casa, pois aqueles que passam mais tempo na internet pelo celular, ou seja, muitas horas de cabeça abaixada, também podem sofrer as consequências disso. De acordo com o especialista em Cirurgia Craniana Minimamente Invasiva pela Ohio State University, Dr. Mariano Ebram Fiore, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, um desdobramento da má postura e sobrecarga da coluna lombar e cervical pode ser a hérnia de disco, que leva a dores crônicas quando não tratadas corretamente.

 “A região cervical é responsável pela execução de movimentos bem complexo. Por isso, uma hérnia de disco pode comprometer a funcionalidade de parte do corpo em decorrência da limitação de movimentos e das dores intensas, que podem irradiar pelo trajeto do nervo que foi acometido”, explica o neurocirurgião. 

Enquanto a hérnia de disco cervical é caracterizada por dores na região do pescoço, que podem ser irradiadas para os braços e mãos, a lombar pode causar dores nas costas que descem para nádegas e pernas. Mas, de acordo com o médico é possível evitar que a postura durante o home office, ou mesmo o sedentarismo que uma quarentena pode proporcionar, prejudiquem a coluna e causem dor.

 “O corpo precisa de movimento, mas se é necessário passar horas em frente a um computador ou celular a dica é tomar cuidado com a postura, nada de se curvar demais, mantenha a coluna sempre reta e a cabeça erguida. Cadeiras confortáveis e mesas em uma altura adequada também ajudam muito. Levante-se e estique as pernas e os braços sempre que puder. Além disso, tente realizar alongamentos e movimentos rotativos com a cabeça, pescoço e ombros para aliviar a tensão muscular e nervosa na região cervical, se possível de hora em hora”, finaliza Mariano.